Todos enfrentamos dores. Dores físicas ou emocionais. Você não pode evitar uma dor, mas você pode escolher não sofrer. Sim, ser feliz é uma opção, uma escolha.

Se você recebe uma boa notícia geralmente fica alegre.  Se recebe uma má notícia é normal ficar triste. Mas entrar em sofrimento é um estado, é um processo.  Da mesma forma que felicidade é um estado, estado de satisfação, de contentamento, de bem estar.

Você pode estar sentindo uma dor física ou emocional, mas estar vivendo um estado de bem estar, de contentamento, de satisfação.  Parece um paradoxo, certo?

Mas é justamente quem consegue enfrentar a dor com bom ânimo que mais facilmente superará essa dor.

A Universidade de Texas em uma pesquisa com  1558 pessoas, concluiu que as que tinham atitudes positivas eram mais fortes e envelheciam menos que as pessimistas. Muitos são os estudos que concluem que as emoções estão intimamente relacionadas com a saúde física.

Jesus disse: “No  mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; Eu venci o mundo”. (Jo 16.33)

Vitor Hugo disse mais ou menos assim: “O homem que passou por esse mundo e não sofreu, foi espectro de homem, não viveu”.

Sim, ninguém passa por esse mundo sem enfrentar dificuldades, problemas, obstáculos, aflições… Então, começa a não ver saída, a ver a vida em cor gris,  a não ter sonhos, perde a ilusão de viver e começam as enfermidades físicas e emocionais.

Muitos começam a não ver sentido na vida, começam a desejar morrer, outros tentam o suicídio e muitos têm cometido o suicídio, a ponto da OMS reservar o mês de Setembro/2017 e o Dia Mundial da Saúde Mental/2017, para o combate e a prevenção do suicídio.

Porém, se mesmo em meio a dor, você tomar a decisão de ser feliz, buscar ver o que você pode aprender com o sofrimento e com a experiência que você está vivendo, por mais difícil que seja e procurar usar o conhecimento adquirido pra crescer, para encontrar novos caminhos, você construirá um novo futuro e será feliz mesmo em meio a dor.

Nessa construção do futuro é muito importante fazer as pazes com o passado. Uma forma maravilhosa de fazer as pazes é o exercício do perdão.

De acordo com a Palavra de Deus, “seus dias estão contados, dos quais não ultrapassará” (Jó 14.5).  Logo, você não morrerá por estar doente nem viverá por ter saúde.  E como você não sabe quantos anos você tem de vida, cuide-se hoje para que você tenha qualidade de vida amanhã.

Momento Coaching

O que você pode aprender com a dor ou com o sofrimento que você está vivendo?

O que você pode evitar para não passar por essa dor novamente?

O que você pode fazer para não deixar essa dor destruir a sua felicidade?

Como você gostaria de estar daqui a 5, 10, 15 ou 20 anos?  O que você precisa fazer para estar como você gostaria daqui 5, 10, 15 ou 20 anos?

Que tal começar cada dia agradecendo o novo dia, como uma nova oportunidade para ser feliz?

Club Mindset do Relacionamento é uma plataforma online onde você pode construir o seu Mindset, a sua Auto Estima e o seu Relacionamento.

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *