Desde a Neurociências sabemos que um hábito é formado através da repetição de uma ação.  Isso acontece porque ocorre o fortalecimento de vias neurais. É como se você começasse a caminhar por uma trilha, quanto mais você passa por ela, mais forte vai ficando a marca do caminho.

Maxwell Maltz que viveu de 1899 a 1975, foi um cirurgião que desenvolveu a psicocibernética, um sistema empregado para melhorar a auto imagem e a autoconfiança a fim de alcançar uma vida de sucesso. A psicocibernética afirma que todos têm uma imagem pessoal, tornando a meta, inconsciente ou não, que direciona a pessoa. Assim, uma imagem positiva direciona ao sucesso e uma imagem negativa direciona ao fracasso.

Foi Maxwell Maltz quem registrou em seu livro “Psycho-Cybernetics: A New way to Get More Living out of Life”, 1960, (traduzido para o português: Liberte Sua Personalidade: Uma Nova Maneira de Dar Mais Vida à Sua Vida), que as mudanças ocorrem depois de 21 dias, pois esse seria o tempo que o cérebro necessita para se adaptar.

Frases atribuídas a Maxwell Maltz:

“Baixa Auto Estima é como dirigir pela vida com o freio de mão puxado”.

“O êxito na vida não significa apenas ser bem sucedido, mas também sobrepor-se aos fracassos”.

“A Auto Imagem é a essência da personalidade e do comportamento humano. Mude a Auto Imagem, e ambos serão transformados”.

“Quanto maior for a crença em seus objetivos, mais depressa você os conquistará”.

“A vida está cheia de desafios que, se aproveitados de forma criativa, transformam-se em oportunidade”.

“A felicidade é um bem que se multiplica ao ser dividido”.

John Hargrave, autor de “Mind Hacking: How to Change Your Mind for Good in 21 Days” e Charles Duhigg, autor do “Poder do Hábito”, relatam ser necessário 21 dias de repetição de um comportamento para que se torne um hábito.

A pesquisadora Philippa Lally e outros no University College London determinaram que você realmente deve fazer uma atividade por 66 dias consecutivos antes de se tornar um hábito!

Toda ação primeiro é consciente, mas com a repetição o cérebro cria vias sinápticas que ao se tornarem rápidas, tornam-se automáticas, inconscientes. Cerca de 90% de nossas ações são automáticas, inconscientes. Os outros cerca de 10% que são conscientes, necessitam de muito consumo de energia, por isso o cérebro trabalha na maior parte do tempo no automático.

Logo, se você deseja ser vitorioso, é importante formar bons hábitos. Quer formar um hábito?  Prepare um programa e o execute por 21 dias.

Assim, você estará programando  o seu inconsciente a trabalhar como você quer! Você estará determinando o seu destino e não sendo dirigido por comportamentos inconscientes limitantes, e sim por comportamentos inconscientes fortalecedores!

Momento Coaching

Desafio você a mudar um hábito negativo em um hábito positivo.

Por exemplo: No momento que você desejar fumar, você pára e faz relaxamento e respiração?   Você estará mudando um hábito nocivo em um hábito que lhe trará muitíssimos benefícios à sua saúde e ao seu relacionamento.

Fonte: (Wikipédia – https://osegredo.com.br/2017/03/neurocientistas-confirmam-em-21-dias-voce-reprograma-o-seu-cerebro/   http://personaldevelopmentwisdom.com/phillippa-lally-how-are-habits-formed.html)

Club Mindset do Relacionamento – um espaço para a construção de Mindset, Auto Estima e Relacionamento.

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *