Há muitos anos atrás, quando fiz a primeira matéria da faculdade de psicologia, tive uma aula que nunca esqueci.  O professor desenhou no quadro vários bonequinhos pendurados em fios. Os fios eram de seda, barbante, corda, corrente, até chegar em um poderoso cabo de aço. Um vento fraco poderia derrubar o bonequinho pendurado no fio de seda, mas talvez fosse necessário um tornado muito forte ou um terremoto de escala muito elevada, para derrubar o boneco pendurado no cabo de aço.

Então o professor explicou que os bonequinhos representavam as pessoas, os fios representavam o tipo de personalidade.

Havia pessoas que suas personalidades eram tão frágeis como os fios de seda, e outras tão fortes como os cabos de aço.

Todos enfrentamos dificuldades, frustrações, aflições nesta vida. Um acontecimento pode não afetar a uma pessoa, inclusive pode ser usado como motivo para crescimento ou motivação para vencer; o mesmo acontecimento pode traumatizar uma pessoa.

O que é um trauma psicológico?

É um dano emocional por causa de um acontecimento que resulta em  dor e sofrimento emocional  ou física, em que pode surgir aumento do medo, estresse, com consequentes mudanças neurológicas que afetam o pensamento e o comportamento da pessoa, podendo surgir depressão e transtorno como o Pânico. Exemplos de causas de traumas psicológicos: traição, morte de pessoas queridas, desemprego, abuso sexual, violência, ameaças, mudança repentina, catástrofes naturais, guerras, miséria, abuso psicológico.  (Wikipédia).

Após o trauma, a pessoa pode passar pelos estágios do luto : negação e isolamento, raiva, negociação, depressão, aceitação.

Uma criança que sofreu um trauma carrega um Eu Criança que sofre.

A grande notícia é que há cura para o “Eu Criança” traumatizado e que sofre.

Sim, é um processo difícil, pode ser doloroso e pode ser necessário ajuda profissional, mas vale a pena investir em seu Eu Criança, para se livrar dos traumas infantis que estão lhe limitando o presente e impedindo um futuro de sucesso e felicidade.

Com ajuda você pode resgatar a sua Auto Estima, encontrar na dificuldade enfrentada uma oportunidade de construir um novo caminho.

Focando em uma nova meta você pode agir para encontrar uma nova carreira, pode ser uma porta para um novo mundo de possibilidades de um novo recomeço.

Club Mindset do Relacionamento é um programa online, onde você poderá exercitar o pensar saudável para ter uma Mente Sana, uma Auto Estima em Alta e encontrar ajuda para ter um Amor Sem Limites, sem um alto custo e sem entrar em sua intimidade.

Compartilhe!

2 comentários

Andréa Cristina · 23/02/2018 às 10:04

Excelente artigo.
Muito proveitoso. Nós ajudando a entender, que talvez as coisas não estão caminhando dando na que gostaríamos,porque temos que resolver traumas que nós mesmos não querendo lembrar. Me levou a refletir.

    Diná Aguiar · 24/02/2018 às 21:27

    Obrigada querida, fico muito feliz por você ter gostado. Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *